NoticiasSó Pets

Gato ronronando: entenda o que realmente pode significar

O ronronar de um felino pode ter diversos significados para além da felicidade 

Os gatos com certeza são animais misteriosos. Há quem diga que eles são anti sociais e que não são capazes de demonstrar muito afeto.

Esses felinos estão há séculos presentes na humanidade e, desde que começaram a ser domesticados, eles são um enigma até mesmo para a ciência moderna.

Mas se tem algo nos bichanos que pode ser reconhecido, até por aqueles que não gostam de gatos, é o som sutil do ronronar.

Muitos pensam que este som é produzido apenas quando o gato está recebendo carinho do seu dono e está completamente feliz por este momento, mas há mais por trás deste ruído do pet.

O que é um ronronar?

O ronronar nada mais é do que o som emitido pela vibração da laringe e do diafragma que, por sua vez, afeta as cordas vocais do pet.

Diferente dos rugidos que o ar sai com mais força, esse som mais sutil ocorre quando o felino puxa o ar para os pulmões.

Basicamente, existem alguns motivos para o gato fazer este som. Pode sim estar ligado à satisfação, mas o tutor de um gato deve prestar atenção, pois, em alguns casos, pode indicar um problema ou necessidade do bichano.

A razão por um ronronar mais alto ainda é desconhecida, mas é um ato que os felinos aprendem desde filhotes e, algumas teorias dizem que é o som com intuito de chamar a mãe para amamentar.

Motivos para um felino ronronar

Apesar de ser associado com satisfação ou felicidade, um ronronar pode ter outros significados.

Esse som também pode ser considerado uma forma de comunicação além dos miados, por isso é importante o dono procurar entender quais motivos o seu pet ronrona.

Como alguns filhotes emitem o som para chamar a atenção da mãe para alimentá-los, o ronronar também está ligado diretamente com a alimentação.

Algumas teorias dizem que eles utilizam esse som para dizer que estão com fome ou que a hora de comer está próxima.

A cautela também pode ser um motivo para esse som felino, uma vez que o pet está em um lugar novo, ele toma cuidado ao explorar o local e, geralmente, esse som é mais alto.

Se tem algo que os gatinhos gostam de fazer é tirar umas boas sonecas e, com esse sono, o barulho do ronronar também pode se mostrar presente.

Além disso, alguns estudos dizem que o ronronar está ligado com a recuperação de algum machucado, já que essa ação estimula o poder de cura do pet até mesmo dormindo.

Todos os gatos ronronam?

A maioria dos felinos costumam sim emitir esse som, porém, existem algumas exceções. Estudos dizem que os gatos que não ronronam, provavelmente não tiveram muito contato com a mãe.

Durante a sua “infância”, os filhotes são estimulados a fazerem esse barulho pela mãe e, quando não existe presença materna, eles não criam este hábito.

Caso o seu pet seja o tipo de gatinho que ronrona e, depois fique um tempo sem ronronar, é indicado a visita a um veterinário.

O ronronar faz bem para os humanos!

Talvez seja uma notícia velha mas, muitos estudos dizem que o ronronar de um gato pode fazer muito bem para os humanos, aliviando o estresse e acalmando o tutor do felino.

Além de ajudar na serenidade, um ronronar pode ajudar diretamente no sono de um humano.

Alguns estudos feitos em 2008 também comprovaram que, como eles conseguem aliviar o estresse, ter um gato em casa pode reduzir em 30% os riscos de ataque cardíacos.

Entenda o que o seu animal de estimação quer te dizer

Como é também um meio de comunicação, o tutor de um gato deve se atentar aos sinais que o ronronar traz.

Quando um gatinho ronrona mais próximo aos seus pés, geladeira ou fica se esfregando nas suas pernas, o mais indicado é você alimentá-lo logo!

Ou seja, existem outros tipos de ronrom além da felicidade que ele tem quando recebe algum carinho em um lugar que o agrade. Fique de olho na linguagem corporal do seu animal de estimação.

Porém, o ronronar pode significar algo não tão positivo

Se o seu felino está demonstrando algum comportamento diferente ao ronronar, é preciso entrar em alerta, já que pode significar um sinal de incômodo, dor ou alguma doença.

Quando esse som se torna excessivo e mais alto do que o normal, o recomendável é levá-lo para realizar alguns exames para descobrir se há algo de errado com o felino.

Por isso é tão importante conhecer o comportamento felino e procurar entender a forma que o seu animal de estimação se comunica com você.

Então, assim que for notada alguma diferença nas ações do seu pet diariamente, procure uma clínica veterinária de confiança e garanta que o seu pet tenha uma atenção especial de um profissional.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo