MSNoticias

Sedhast realiza evento on-line com foco nos refugiados, migrantes e apátridas em MS

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), por meio da Superintendência da Política de Direitos Humanos (SUPDH), via Comitê Estadual para Refugiados, Migrantes e Apátridas no Estado de Mato Grosso do Sul (Cerma-MS), realiza nesta terça-feira (22), a partir das 13h30, o ‘V Colóquio Estadual para Migrantes, Apátridas e Refugiados’. O evento tem transmissão pela página da Sedhast no facebook.

O objetivo do evento é o de informar e conhecer o atendimento aos migrantes, refugiados e apátridas em tempos de pandemia, colocando as ações realizadas pelos órgãos participantes. O Colóquio trata também sobre a regularização migratória no Brasil, qualificação profissional e inserção laboral, protocolo estadual de atendimento à saúde para migrantes e refugiados.

A SUPDH explica ainda que está em processo de produção o Sistema de Cadastro de Atendimento dos Migrantes em Mato Grosso do Sul (CADMI/MS), que tem como primícias facilitar e manter informações de imigrantes que passam pelo Centro de Atendimento de Direitos Humanos (CADH) da Sedhast.

Neste sistema, serão disponibilizadas informações e dados sobre as diferentes nacionalidades que chegam ao Estado e buscam por alguns dos atendimentos realizados no CADH, que ocorrem para diversas nacionalidades, com o objetivo de orientações e regulamentações documentais, junto aos órgãos competentes ligados a demanda do migrante recém-chegado ou que já estão regularizados, necessitando das renovações ou prorrogações no Brasil para receber os atendimentos no Estado de Mato Grosso do Sul.

Participam do evento on-line a titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre; Vania de Sousa, coordenadora do Cerma/MS; Sandro Chacha, coordenador de Sistema, Informação e Conteúdo; Daniel Chiarreti, juiz federal; Rafaela Morais, do Círculos de Hospitalidades ONG/SC e Geani Almeida, da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A mediação fica por conta de Francisca de Souza, membro do Cerma/MS.

Leomar Alves Rosa, Sedhast

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo